Foto: por Chico Acoram Araújo
DAVID MOREIRA
( Brasil – Piauí )
David Moreira Caldas nasceu em 22 de maio de 1836, na fazenda Morrinho, próximo a Barras, interior do Piauí. Em 1859 cria o jornal científico e literário "O Arrebol", porém sua parceria com Deolindo Moura, em 1863, marca o ingresso definitivo do jornalista na imprensa piauiense. Inicialmente como co-redator do jornal "Liga e Progresso" e posteriormente, em 1865, como colaborador no jornal "A Imprensa". Este, por sua vez, foi o periódico de maior vida útil do período, publicado regularmente de 1865 a 1889.
O "Amigo do Povo" e "Ointenta e Nove", seus dois jornais de maior visibilidade, continham críticas ao Governo local, assim como a monarquia, seus vícios e a prática da corrupção. Defensor do abolição e do acesso à educação para todas as classes sociais, David Caldas incorporou na prática jornalística um caráter social para além do jornalismo político panfletário, comum aos demais jornais de sua época.
O jornalista fundou ainda os jornais "O Papiro", "Ferro em Brasa" e "O Bom Menino" além de ter deixado alguns trabalhos de ordem científica, pedagógica e literária. Mais informações sobre o prêmio David Moreira Caldas na página eletrônica do evento http://www.historiadamidia2012.com.br/premio/index.html.
ANTOLOGIA DE SONETOS PIAUIENSES [por] Félix Aires. [Teresina: 1972.] 218 p. Impresso no Senado Federal Centro Gráfico, Brasília. Ex. bibl. Antonio Miranda
[aparece na Antologia acima como Davi Moreira Caldas...]
POR OCASIÃO DE UM CONSÓRCIO
Na profusão de luz enchendo as salas
Domina, aqui, reunião brilhante!
Oh, quanto assenta bem — mundo elegante
Em ruidoso sarau — trajando galas!
Depois da polidez das meigas falas,
Harmoniosos sons a cada instante!
É belo, assim, — o quadro deslumbrante;
Quando na dança os pares formam alas!
Destarte alegres horas vão passando;
Até que o coração assaz repleto
Se sinta do prazer que vai gozando...
E quando este sarau já for completo,
Irão todos comigo, enfim, pensando
Que um verdadeiro amor é mel de himeto.
*
VEJA e LEIA outros poetas do PIAUÍ em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/piaui/piaui.html
Página publicada em março de 2023
|